top of page
  • Foto do escritorVanessa Viveiros

Como é a Psicoterapia Infantil

Psicoterapia Infantil


A psicoterapia infantil / infanto-juvenil é o processo de psicoterapia para os nossos pequenos, o público dessa intervenção são crianças e adolescentes, onde a criança/adolescente é ajudado na identificação e compreensão dos seus sentimentos, pensamentos e comportamentos.


Diferente da abordagem com adulto, na avaliação inicial do processo infantil, os responsáveis são convidados para um primeiro momento (anamnese), para entender a queixa inicial, bem como as fases do desenvolvimento da criança. Em algumas abordagens essa primeira entrevista é feita na presença da criança. Os responsáveis tem um papel fundamental no processo terapêutico infantil, e podem trabalhar junto ao processo infantil, buscando ser suporte no ambiente escolar e familiar.


A criança precisa assim como o adulto da relação de vinculo para conseguir desenvolver o processo terapêutico, o ambiente precisa ser acolhedor e seguro, onde a criança se sinta à vontade para se expressar.


Na sessão da psicoterapia infantil, o terapeuta precisa de um processo criativo, nem sempre a criança tem a mesma facilidade de identificação como o adulto, fazendo necessário o uso do cenário lúdico, jogos, desenhos, uso de fantoches e outras técnicas que devem ser adaptadas de acordo com a idade e com a necessidade. A criança, assim como o adulto também precisa de ferramentas para a resolução de problemas de forma saudável. Após de identificar suas emoções isso se torna cada vez mais natural.



Vanessa Viveiros

CRP: 01/20584


Referência: Manual de Psicoterapia Infantil" por Ana Merces Bahia Bock

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page